Concelho de Mafra afetado por novo foco de gripe das aves em Sintra

gripe das aves galinha

Concelho de Mafra afetado por novo foco de gripe das aves em Sintra

 

No dia 6 de janeiro a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) tomou publica a confirmação de um foco de gripe aviária de alta patogenicidade em Assafora, freguesia de São João das Lampas e Terrugem, concelho de Sintra (ver artigo).

A DGAV informou no sábado a deteção de um novo foco numa “exploração de pequena dimensão com aves de capoeira de várias espécies”. Este novo foco encontra-se localizado na zona de proteção do foco detetado no início do mês, em Assafora, na freguesia de São João das Lampas e Terrugem, concelho de Sintra.

Após a deteção do foco foram implementadas as medidas de controlo de acordo com a legislação em vigor, incluindo a “inspeção ao local onde a doença foi detetada, a remoção dos animais afetados e a limpeza e desinfeção, assim como a restrição da movimentação e a vigilância das explorações que detêm aves existentes nas zonas de restrição num raio de até 10 km em redor do foco”.

Algumas freguesias do concelho de Mafra encontram-se dento da Zona de vigilância (áreas contidas no raio de 10 km centrado no estabelecimento afetado) são elas:

  • Freguesia de Mafra
  • Freguesia da Ericeira
  • UF de Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros
  • Freguesia da Carvoeira
  • Freguesia de Malveira e São Miguel de Alcainça
  • Freguesia de Santo Isidoro

As medidas de restrição serão levantadas, no caso do 1.º foco a 10 de fevereiro e do 2.º foco a 17 de fevereiro.

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário